Marcelo Stopanovski
Consultor
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Inteligência aplicada pela Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Marcelo é especialista em análise de informação jurídica com mais de 25 anos de experiência na união de tecnologia e direito, tendo desenvolvido mais de 50 projetos em análise forense e estudos de provas digitais. Foi Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União (CGU), membro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e Coordenador Geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI/SNJ/MJ). Coordenou a implantação do primeiro Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) e presidiu o grupo permanente de tecnologia da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Diretor de Informação e Tecnologia na Athena Dispute Support Services.
+55 11 3135-6059
Idiomas:
Atividades adicionais
- Colunista no site Consultor Jurídico, com coluna focada em suporte a litígios
- Ministrou cursos sobre produção de informações estratégicas e engenharia do conhecimento para o Ministério Público, Estado Maior do Exército e Procuradoria da Fazenda Nacional, sendo este último pela FGV in company
- Professor em diversas edições do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD)
- Foi membro do Conselho editorial do Guia Exame de Compliance e da Revista da Controladoria Geral da União
Formação
- Estudos sobre provas digitais em nível de pós doutorado pela Universidade de Brasília (UnB)
- Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB)
- Mestre em Inteligência aplicada pela Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Bacharel em Direito pela Universidade de Santa Catarina (UFSC)
Publicações recentes e relevantes
-
O que pode ser considerado o acesso à íntegra de interceptações telefônicas
Quais os dados que podem ser acessados pela defesa em processos que possuem tal técnica de investigação? Qual a informação disponível?
-
Inteligência artificial de computadores poderá nos julgar?
Possível inclusão de IA, como recurso, no âmbito jurídico.
-
Entendeu ou quer que eu desenhe? A argumentação visual jurídica
Vários operadores jurídicos indicam que o momento mais importante do processo judicial, atualmente, é a apresentação dos memoriais em uma conversa direta com o decisor. Então, qual a estratégia mais eficaz para aproveitar essa oportunidade de ouro?
-
A medida de impacto da argumentação visual nos processos jurídicos
Trata de possíveis impactos nas atividades jurídicas do uso dessas visualizações.
-
Laboratório contra lavagem de dinheiro aumenta complexidade de defesa
O grande volume de informações produzido pelas investigações, executadas pelas organizações encarregadas da aplicação da lei, gerou a necessidade do uso de tecnologias da informação que pudessem apoiar os investigadores na tarefa de processamentos e análise destes dados.
-
Infográficos ampliam poder de argumentação em petição
O volume de informação presente na sociedade da informação inviabiliza que decisores abarrotados de informações, especialmente textuais, prestem atenção em algo que não esteja resumido e que vá direto ao ponto. É essa a razão de existir dos memoriais, por exemplo. Imagine seu poder de convencimento se os memorais contiverem gráficos, tabelas e desenhos elucidativos.
-
Tecnologia potencializa o conhecimento que está em sua cabeça
Existe uma discussão teórica dentro da Ciência da Informação sobre se é possível gerir conhecimento ou somente a informação. A coluna reflete sobre questões do cotidiano dos escritórios e de qualquer organização na ‘era do conhecimento’.