15 março 2024
Relatório Integrado de Gestão COAF 2023
Autoria: Zela
Categorias: Artigos e Publicações, Guias e Diretivas, Marcos Regulatórios, Noticias e destaques, Sem categoria, Zela na mídia, Abordagem Baseada no Risco, Monitoramento e Comunicação, Outros Temas de Compliance, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Mercado de Capitais, Mercado Financeiro, Outros
O Relatório Integrado de Gestão COAF 2023 oferece uma visão abrangente das atividades, resultados e impactos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras ao longo do ano. O documento busca fornecer uma prestação de contas transparente, destacando os compromissos do COAF com a governança, conformidade, eficiência e eficácia na prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
O relatório detalha a estrutura organizacional, missão, visão e valores do COAF, ressaltando sua posição como a Unidade de Inteligência Financeira do Brasil, além de suas principais missões, que inclui a produção de inteligência financeira, supervisão de setores econômicos e proteção da sociedade contra crimes financeiros, visando à excelência, reconhecimento nacional e internacional por sua autonomia e liderança na melhoria do sistema brasileiro de PLD/FTP.
Um dos destaques no relatório é a governança, a qual aborda a estrutura organizacional, perfil institucional, Conselho Plenário, competências dos membros, além da atuação como autoridade central.
Ademais, o relatório também explora os valores do COAF, como ética, transparência e inovação, sublinhando seu compromisso com a sociedade na promoção da integridade do sistema financeiro e no combate a atividades ilícitas.
O COAF busca transparecer tais valores, principalmente, em uma de suas atividades mais importantes, a produção de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs), sendo eles documentos elaborados pelo próprio COAF com base em comunicações recebidas de pessoas obrigadas e autoridades competentes. Esses relatórios contêm informações relevantes sobre operações financeiras suspeitas de estarem relacionadas à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo ou a outras atividades ilícitas.
Os RIFs fornecem às autoridades competentes indícios e informações que podem subsidiar investigações e ações de prevenção. Esses relatórios são tratados com sigilo legal e são disseminados exclusivamente para as autoridades destinatárias, que são responsáveis por dar continuidade às investigações e procedimentos cabíveis com base nas informações fornecidas.
A supervisão dos setores econômicos com estes relatórios visa garantir a conformidade com normas de PLD/FTP, além de destacar as melhores estratégias adotadas para identificar, avaliar e mitigar os riscos, supervisão esta que tem apresentado resultados institucionais positivos na proteção da sociedade contra crimes financeiros e na promoção da integridade do sistema financeiro nacional, sendo um exemplo de excelência em supervisão e intercâmbio de informações.
O Relatório Integrado, portanto, destaca os resultados e impactos das atividades do COAF ao longo do ano, evidenciando a produção de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) como parte essencial de suas ações, baseados em comunicações recebidas de pessoas obrigadas e autoridades competentes.
O COAF reforça, com seu relatório, seu compromisso com a governança, conformidade e eficácia na prevenção e combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.
Além disso, o relatório destaca a importância do intercâmbio de informações com autoridades nacionais e internacionais, a supervisão dos setores econômicos sob sua jurisdição e os resultados institucionais alcançados, demonstrando o impacto positivo de suas ações na proteção da sociedade contra crimes financeiros e na promoção da integridade do sistema financeiro nacional.