17 março 2025
Relatório Integrado de Gestão COAF 2024
Autoria: Zela
Categorias: Artigos e Publicações, Guias e Diretivas, Marcos Regulatórios, Noticias e destaques, Sem categoria, Zela na mídia, GAFI, Governança, Monitoramento e Comunicação, Outros, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Tecnologia, Bets, Mercado Financeiro, Outros
O Relatório Integrado de Gestão (RIG) 2024 apresenta, dentre outros, uma forte atuação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em conjunto com o Grupo de Ação Financeira (Gafi), o Grupo de Ação Financeira da América Latina (Gafilat), a Rede Egmont e a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Essa colaboração fortaleceu as ações de prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e à proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP), consolidando iniciativas de alto impacto.
Conforme destacado pelo Presidente do órgão, Ricardo Liao, o incremento da aplicação da abordagem baseada em risco (ABR) nos processos de trabalho aliado à dedicação a temas atuais – como ativos virtuais, apostas de quota fixa (bets) e crimes ambientais – marcou significativamente a atuação anual da equipe.
A inteligência financeira, enquanto uma das frentes de atuação do COAF, envolve a coleta, a análise e a disseminação de informações sobre transações consideradas suspeitas, com autoridades competentes como a Polícia Federal e Ministério Público. Em 2024, foram produzidos 18.762 relatórios de inteligência financeira (RIFs), a partir de 7,5 milhões de comunicações recebidas de pessoas obrigadas a reportar, além da realização de 25.271 intercâmbios nacionais e 412 internacionais.
No âmbito da supervisão, os resultados também foram expressivos, com destaque para as ações de fiscalização e os processos administrativos sancionadores (PAS), priorizando instituições com maior probabilidade de envolvimento em atividades ilícitas. Essas medidas resultaram na aplicação de R$ 44,2 milhões em multas a pessoas jurídicas e físicas.
A transformação digital e a adoção de novas tecnologias têm contribuído diretamente para o aprimoramento e a padronização das estratégias, proporcionando resultados mais precisos. Perante o exposto, o relatório demonstra como a identificação de padrões suspeitos de transferência financeira, o cumprimento das normas e a precisão na detecção de crimes financeiros são essenciais para a Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (PLD/FTP). Todo esse trabalho é realizado em colaboração com instituições nacionais e internacionais, fortalecendo a segurança e a transparência do sistema econômico, tanto no Brasil quanto no cenário global.